Centro Espírita Aprendizes do Evangelho - Santana

Guillon Ribeiro

Luiz Olímpio Guillon Ribeiro, nascido em São Luís do Maranhão, aos 17 dias de Janeiro de 1875, desencarnado no Rio de Janeiro, aos 26 dias de Outubro de 1943, foi um engenheiro civil, jornalista e espírita brasileiro.

Filho do Senhor Luiz Antônio Gonçalves Ribeiro e da Senhora Olímpia Guillon Gonçalves Ribeiro, família humilde, ingressou, gratuitamente, no Seminário de São Luís, onde realizou os primeiros estudos.

Tendo ficado órfão de pai aos sete anos de idade, a mãe transferiu-se com os filhos para o Rio de Janeiro, vindo Guillon Ribeiro a estudar na Escola Militar da Praia Vermelha. Permaneceu apenas três meses na carreira militar, matriculando-se diretamente no segundo ano da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, onde concluiu o curso de Engenharia Civil. À noite trabalhava como redator no Jornal do Commercio para complementar os recursos da família.

Já formado, aceitou o cargo de 2º oficial da Secretaria do Senado Federal, onde chegou a exercer o cargo de Diretor-Geral, cargo em que se aposentou, em 1921. Ruy Barbosa, em discurso pronunciado na sessão de 14 de Outubro de 1903, referindo o seu trabalho de revisão do projeto do Código Civil, referiu:

“Devo, entretanto, Sr. Presidente, desempenhar-me de um dever de consciência – registrar e agradecer da tribuna do Senado a colaboração preciosa do Sr. Doutor Guillon Ribeiro, que me acompanhou nesse trabalho com a maior inteligência, não limitando os seus serviços à parte material do comum dos revisores, mas, muitas vezes suprindo até as desatenções e negligências minhas” (in: Anais do Senado Federal, v. II, p. 717)

Desposou a Sra. Raimunda Portela em 11 de Abril de 1910, com quem teve cinco filhos.

Após o falecimento da mãe, tomou contato com a Doutrina Espírita, da qual se tornou adepto em 1911. Destacou-se como orador e como responsável pela tradução de quase todas as obras de Allan Kardec e ainda pela de Jean-Baptiste Roustaing.

Exerceu o cargo de presidente da Federação Espírita Brasileira de 1920 a 1921 e novamente a partir de 1930 até falecer, em Outubro de 1943.

Obra
Traduções
de Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, A Gênese, Obras Póstumas, O que é o Espiritismo, O Principiante Espírita, O Espiritismo em sua Expressão mais Simples e Doutrina Espírita.
de Arthur Conan Doyle: A Nova Revelação.
de Arthur Findlay: No Limiar do Etéreo.
de C. Pscone Chodo: A Verdade Espiritualista, Espiritismo e Criminalidade.
de Ernesto Bozzano: A Crise da Morte, Animismo ou Espiritismo?, Xenoglossia, Psicologia e Espiritismo.
de Gabriel Delanne: O Espiritismo perante a Ciência, A Alma é Imortal.
de Jean-Baptiste Roustaing: Os Quatro Evangelhos ou Revelação da Revelação.
de J. E. Guillet: Os Quatro Evangelhos e o Livro dos Espíritos.
de George Dejean: A Nova Luz.
de Léon Denis: Joana d’Arc, Médium e O Além e a Sobrevivência do Ser.
de Luiz Gastin: Livre Arbítrio e Determi¬nismo.
de Pietro Ubaldi: A Grande Síntese.

De autoria própria
Jesus – nem Deus, nem Homem
Espiritismo e Política
A Mulher, sua Missão – sua Felicidade
A Federação Espírita Brasileira

Obras compiladas
Trabalhos do Grupo Ismael
Ensinamentos do Além e
Advertências do Aquém